segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Moda & Velocidade & Mercado

O que está acontecendo com os grandes nomes da moda em função da velocidade que o mercado pede renovação e rapidez de reposição das coleções apresentadas nos desfiles? A era dos estilistas parece que está dando espaço para a dos diretores criativos que trabalham em equipe mais executando um gerenciamento global da marca de olho no mundo digital e no comercio gerado pelas tendências inspirada no street style do que criando coleções autorais de difícil digestão por parte do público consumidor.




De olho em uma camada cada vez maior de mercado,os grandes conglomerados estão substituindo estilistas que entendem a moda como um exercício de criatividade por criadores aveia que identificam necessidades de consumo acima da inusitada apresentação de estilo e comportamento.A moda está tomando o caminho inverso.Antes era das passar elas para ad ruas...hoje é das ruas para as passarelas e as grandes lojas de departamento são atualmente ícones na reprodução da moda em tempo real daquilo que é lançado nas grandes semanas de moda que se erradicaram nas principais capitais da moda no mundo inteiro.




A pouco mais de dez anos atrás a visionária Carine Roitfeld ,na época editora da Vogue francesa,fechou parceria entre a cadeia de fast- fashion inglesa H&M e Karl Lagerfeld;antevendo a urgência e a brecha no mercado da moda de luxo ao acesso da maioria das pessoas que, a preços acessíveis, poderiam, a partir de então,usufruir de uma peça com a assinatura de um grande nome da moda,em uma mini coleção lançada em uma velocidade espantosa dentro da mesma atmosfera daquela apresentada nos desfiles do seu criador.




O que estará para acontecer com a moda desde então...algo que já vimos com marcas como Pierre Cardin e Pacote Rabanne...uma popularização autofágica que em espaço razoável de tempo irá entrar em extrema exposição e desgaste. Mas o que diríamos de marcas como a Louis Vuitton e suas réplica exaustivamente lançadas para o consumo dos que não poderiam adquirir um original? Ao que os marketeiros especializados em branding explicam é que o efeito pulverização das cópias ajuda a reforçar a velocidade no lançamento de produtos novos para debater o mercado pirata. Mais um motivo para a necessidade da presença de maestros que regem a orquestra de profissionais de plural especialidades em torno da produção de objetos de consumo que despertem ainda mais o desejo das consumidoras vorazes pelo que está nos blogs e sites mais descolados.





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